• Pietra Ramalho

13 curiosidades sobre a Música

Atualizado: Jul 14

Que a música é importante em nossas vidas, todos nós sabemos. Mas além disso, ela traz diversas histórias e curiosidades que ninguém nunca nos contou.


No artigo de hoje, nós separamos 13 curiosidades para você que é amante desse mundo mágico e belo, que é a música.



1 - A música estimula nosso cérebro


Ela praticamente utiliza todo o nosso cérebro, é como se fosse um tipo de carinho para ele, poucas atividades estimulam quase todas as áreas do órgão, e a música é uma delas. Especialmente quando você escuta alguma música que considera emocionante.



2 - Ouvir música melhora o seu desempenho


Ouvir música durante um exercício físico pode melhorar significativamente o desempenho da sua atividade, melhorando seu ânimo e ritmo. De acordo com uma pesquisa feita no Canadá, melodias motivadoras e otimistas ajudam no desempenho quando se trata dos exercícios difíceis.



3 - A música pode ser usada como tratamento para Parkinson e para pessoas que sofreram AVC


Existem diversos estudos que mostram que há uma relação entre a música, nosso equilíbrio, controle postural e coordenação motora. Neurologistas afirmam que a musicoterapia, por tempo prolongado, pode melhorar e muito a saúde de um paciente.



4 - Pessoas que gostam de música clássica e de heavy metal tem personalidades semelhantes


Uma pesquisa feita pela Universidade da Escócia traçou um perfil dos fãs de cada gênero musical, analisando cerca de 36 mil pessoas no mundo todo. Fora a diferença de idade, os pesquisadores descobriram que os fãs de heavy metal e de música clássica têm personalidades praticamente iguais: são criativos, introspectivos e tranquilos.



5 - Músicas felizes ou tristes, afetam a forma como vemos o mundo ao nosso redor.


Acho que essa algum de nós já sabíamos, quem nunca escutou uma música triste num momento mais triste ainda, ou uma música feliz para animar. Estudos comprovam que nosso cérebro associa as diversas informações dos seus sentidos e faz uma somatória desses estímulos. O tom de uma música feliz pode elevar seu ânimo e fazer com que você veja as coisas de forma mais positiva, e músicas tristes ao inverso.



6 - Nossa música favorita carrega boas lembranças.


Associamos algumas músicas a eventos específicos, nossa canção favorita, pode estar ligada a algum momento feliz que vivemos, que foi inesquecível. Então quando escutamos essa música, nosso cérebro associa a uma boa memória.



7 - Músicas aumentam a velocidade do crescimento de plantas


Um estudo realizado por pesquisadores sul-coreanos sugere que expor as plantas ao som de música pode estimular seu crescimento. A pesquisa foi feita com peças clássicas que foram reproduzidas para diferentes plantações, incluindo a Sonata ao Luar de Beethoven. Segundo os cientistas, plantas têm genes que as permitem “ouvir”.



8 - 5% da população mundial não gosta de música


A anedonia musical é uma condição neurológica caracterizada pela incapacidade de obter prazer da música. Pessoas com essa condição, ao contrário daqueles que sofrem de agnosia musical, podem reconhecer e compreender a música, mas não conseguem apreciá-la.



9 - A música que você escuta pode dizer muito sobre sua personalidade


Os fãs da música clássica e do jazz são criativos, os amantes do pop são pessoas que trabalham duro, e, apesar dos estereótipos, os ouvintes de heavy metal são tipos criativos gentis que se sentem em paz consigo mesmos. É o que afirma o professor Adrian North, da universidade escocesa Heriot-Watt, que estuda os vínculos entre as personalidades das pessoas e o tipo de música que gostam de ouvir.



10 - O maior show todos os tempos foi realizado no Brasil


De acordo com o Guinness World Records, o show gratuito de Rod Stewart no RJ em 1993 teve o maior número de pessoas da história de concertos gratuitos. Foi no Ano Novo, e cerca de 4,2 milhões de pessoas estiveram presentes na Praia de Copacabana!



11 - Aprender a tocar um instrumento musical pode melhorar as habilidades motoras e o raciocínio


Estudos mostram que escutar música e tocar um instrumento musical estimulam o seu cérebro e podem aumentar a sua capacidade de memorização. Um estudo foi feito com 22 crianças de 3 a 4 anos de idade, em que elas recebiam aulas de piano e de canto.




12 - As vacas produzem mais leite quando escutam música relaxante.


As vacas expostas a música clássica e canções lentas produziram 730 mililitros de leite a mais do que as que ouviram músicas mais agitadas. "Música lenta ajuda a produzir mais leite provavelmente porque reduz o stress," diz Adrian North, que realizou o estudo junto com seu colega Liam MacKenzie.



13 - O astronauta Chris Hadfield gravou o primeiro CD de músicas feitas no espaço em 2015


O astronauta canadiano, Chris Hadfield, teve seguidores na rede social Twitter quando esteve 5 meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Hadfield, que compartilhou com o mundo vídeos que descrevem como se vivem experiências extraordinárias naquele ambiente insólito, tornou-se ainda mais famoso pelo vídeo em que canta a canção “Space Oddity” de David Bowie. O videoclipe teve mais de 26 milhões de visualizações na internet. Em outubro, Chris Hadfield, lançou um álbum com 12 canções escritas e gravadas no espaço.



Não deixe de olhar os artigos anteriores, tem muito coisa que pode te ajudar! E não esqueça de compartilhar o link deste artigo nas suas redes sociais, ou em grupos de Whatsapp voltados para carreira artística.


E se você ficou com alguma dúvida, fale conosco através dos canais abaixo.


licenciamento@megmusic.com.br

11 3878-5841

11 99167-0354

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo