• Pietra Ramalho

7 dicas para cuidar da sua voz

Ter alguns cuidados com a voz, é muito importante para manter a saúde das cordas vocais em dia. Cantar nos faz bem, e libera estímulos positivos, por isso, a nossa voz merece cuidados especiais.



No artigo de hoje, vamos trazer algumas dicas simples para você cantor, cuidar do seu instrumento principal, sua voz.


Por que devemos ter cuidados com a nossa voz?


Uma voz saudável fará com que você consiga transmitir todo seu potencial, produzindo um som de qualidade, completo, que sustente a melodia da canção escolhida.


Não importa o gênero musical, se você canta algo semelhante a Metallica ou ópera lírica, para ter uma boa performance, sua saúde vocal deve ser sua prioridade.


O que são cordas vocais?

As pregas vocais, também conhecidas como cordas vocais, são duas dobras de músculo e mucosa que se estendem horizontalmente na laringe, com fixação anterior na face interna da cartilagem tireóidea, formando a comissura anterior, a região de convergência de ambas as pregas vocais. Elas ficam abertas enquanto você respira e, quando fala ou canta, elas fecham.

Se estreitam para notas mais agudas e ficam mais soltas para notas mais graves. O ideal é que suas cordas vocais sejam macias, suaves, flexíveis e livres de inflamação.

Dicas importantes

1 - Proteja as cordas vocais do frio


Nos dias mais frios, opte por cachecóis quentes, para proteger a região da laringe das mudanças de temperatura. Como sabemos, basta uma mudança no clima, para nossas cordas vocais ficarem estáveis.



2 - Tome bastante líquido


Sabemos que é essencial nos mantermos hidratados, o ideal é pelo menos 2 litros de água por dia, para manter nosso corpo, e cordas vocais hidratadas. Prefira água, sucos naturais sem açúcar ou água de coco, e se possível, beba os líquidos em temperatura ambiente.



3 - Evite fumar


O tabagismo é extremamente prejudicial para a saúde, em diversos fatores. A fumaça do cigarro, junto com as substâncias tóxicas, danificam as cordas vocais e os pulmões. Ao decorrer do tempo, as cordas vocais dos fumantes perdem a elasticidade, provocando rouquidão e perda de potência na voz, o que exige maior esforço para cantar.



4 - Coma maçã


A maçã ajuda a limpar a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção. Ela possui ação adstringente que limpa a garganta, principalmente quando começa a formar muco e catarro.



5 - Modere no álcool


Como o cigarro, o álcool irrita os tecidos da laringe, e ingerido em excesso diminui o controle da voz, além de aumentar as chances da pessoa colocar emoção nas cordas e falar de forma esganiçada e nervosa, o que resulta em dor e rouquidão.



6 - Respire corretamente


Controlar a respiração é muito importante, treine inspirar contando até 3 e expirar contando até 6. Também é importante respirar pelo nariz, pois a respiração pela boca resseca a garganta e as cordas vocais.



7 - Evite gritar


O grito é produzido a partir de um forte impacto entre as pregas vocais, o que provoca muito atrito na região. Consequentemente, pode gerar um edema que interferirá na vibração das cordas, com rouquidão em graus variados e até lesões na mucosa.



Outro fator importante, que você deve considerar, é que a voz envelhece, em função do decréscimo das taxas hormonais, e pelas modificações do organismo próprias da idade, as vozes de homens e mulheres vão perdendo a qualidade.


No entanto, vozes treinadas (como as de cantores líricos), que passaram por um trabalho para melhorar as condições aerodinâmicas e musculares de fonação, tendem a manter o padrão mesmo com o decorrer dos anos.


Não deixe de olhar os artigos anteriores, tem muito coisa que pode te ajudar! Não esqueça de compartilhar o link deste artigo nas suas redes sociais, ou em grupos de Whatsapp voltados para carreira artística.


E se você ficou com alguma dúvida, fale conosco através dos canais abaixo!


licenciamento@megmusic.com.br

11 3878-5841

11 99167-0354


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo