• Pietra Ramalho

Mundo da Música: Como enfrentar a crise provocada pela Covid-19

A pandemia de COVID-19 causou diversos estragos no mercado musical, embora o consumo online tenha aumentado, devido às lives e plataformas que oferecem esses conteúdos a todo momento, os artistas e compositores ainda estão sofrendo bastante, diante de tantas limitações, já que sua maior renda era através de shows e apresentações. Apesar de receberem pagamentos de sites de streaming, a redução das reuniões, concertos, shows e festivais, comprometem as perspectivas de emprego dos músicos e o futuro desses empreendedores donos dos locais fechados.



O setor da música foi um dos mais afetados pela crise mundial. Mais de 50 festivais conhecidos no mundo foram adiados como o Lollapalooza Brasil, Rock in Rio Lisboa, Ultra Music Festival em Miami (EUA), Coachella e milhares de shows de grandes nomes da música, em respeito às medidas de restrição adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Em torno de uma devastação, sabemos que a música sempre serviu como refúgio para muitas pessoas nesses momentos de crise, como já havíamos falado em artigos anteriores sobre o seu poder em nossa mente, e principalmente muitos benefícios.


No artigo de hoje, vamos falar da importância de ter um bom marketing musical e dar algumas dicas para ganhar força e promover o seu trabalho.


Descubra quem são os seus fãs


Para que suas músicas atinjam o sucesso desejado, você precisa saber quem são os seus fãs, como detalhes sobre sua localização, idade, entre outros fatores que ajudarão você a criar uma estratégia que os alcance. Hoje existem muitos sites que fornecem informações analíticas detalhadas, para que você conheça mais sobre os seus fãs, e saiba exatamente o que lhe agrada.


É muito importante, que enquanto você busca atrair novos fãs, não ignore os que já existem, pois o envolvimento do público é essencial para sustentar uma carreira musical significativa. Seja por meio de campanhas de e-mail, o seu site, listas de reprodução ou blogs; o envolvimento dos fãs é extremamente importante para mantê-los envolvidos e interessados ​​no que você está fazendo.


Estratégias em redes sociais


As plataformas de redes sociais são eficazes e ao mesmo tempo também tem alguns problemas na hora de alcançar as pessoas certas. Pode não ser da noite para o dia, que você verá um grande resultado, mas as redes sociais são uma opção e tanto para divulgar apresentações ou um novo lançamento, e nelas você pode encontrar pessoas que gostam e querem consumir o seu conteúdo.

A publicidade paga nesse caso, é uma maneira mais fácil de alcançar o público, mas aposte também em outras ferramentas como hashtags ou grupos de Facebook que são ótimos para obter exposição gratuita.



Monetize suas lives


Claro que não podemos comparar o formato de um show ao vivo, com um show online, mas você pode fazer um show com experiências novas que proporcionem novas sensações aos seus fãs. Se você já tem alguns fãs nas redes sociais, e é um artista independente, uma forma de arrecadar com uma live é colocar um link de PayPal.me ou de Venmo na descrição do seu evento, e incentivar o público a fazer doações.


Você também pode apostar em disponibilizar cursos gratuitos ensinando algum instrumento, ou auxiliando novos artistas. Saiba gerenciar o seu tempo e aprimore os seus talentos, tente compor novas músicas, e principalmente buscar novas inspirações.


Não deixe de olhar os artigos anteriores sobre planejamento de carreira, isso também pode te ajudar! Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado, não esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística.


E se você ficou com alguma dúvida, fale conosco através dos canais abaixo!


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