top of page
  • Foto do escritorPietra Ramalho

Qual o impacto da música em um ambiente de consumo?


A maioria de nós temos o hábito de realizar atividades com uma trilha sonora, seja para um exercício físico, para trabalhar, ou durante a viagem para algum compromisso.



Dessa forma, podemos imaginar o tanto que a música é importante em nossas vidas, ela é capaz de marcar momentos específicos e também nos animam nos dias mais difíceis.


Já falamos em artigos anteriores sobre o quanto a música influencia nas nossas emoções, e a sua importância no nosso dia a dia, e principalmente como ela se tornou uma ferramenta indispensável para profissionais e negócios de todos os tipos os nichos.


No artigo de hoje, nós iremos falar sobre como a música pode auxiliar e também atrapalhar nossas atividades e experiências, ressaltando a importância de ter alguns cuidados na hora de escolher uma trilha ideal para o seu ambiente de trabalho, seja para encantar seu consumidor na sua loja ou potencializar sua produtividade ou de sua equipe.


Como usar a música corretamente no dia a dia


Você já ouviu falar que a música dita o nosso ritmo? Isso diz muito sobre os dias estressantes e cansativos que buscamos sons relaxantes, como ruídos da natureza ou músicas mais calmas para meditar.



Agora quando o assunto é animação e precisamos dar um gás, músicas animadas nos fones de ouvidos podem aumentar nosso nível de concentração. A música pode ser encarada como um fator positivo no ambiente de trabalho, sem interferir na produtividade.


Mas cada pessoa tem um gênero musical favorito, que pode auxiliar em diversos fatores. Uma pesquisa realizada por neuropsicólogos do Mindlab International, mostra que nove a cada 10 funcionários produzem resultados mais consistentes quando estão ouvindo música em comparação a quando trabalham em silêncio.



Isso vale também para os sons ambientes que utilizamos em nossos comércios, podemos observar os consumidores mudarem de comportamento junto com a variação do som ambiente, o que pode ser bastante valioso para quem busca inovar e aumentar suas vendas, e principalmente uma forma de gerar conexão.


A influência da música no consumo


Embora a gente não perceba, somos afetados de diversas formas (internas e externas) principalmente quando estamos no papel de consumidor.


Justamente por isso que os empreendedores buscam sempre novas formas de inovar, investindo no que for possível para proporcionar boas experiências aos seus clientes.


Cada detalhe influencia muito na decisão dos consumidores, a identidade visual da loja, as cores, layout, tudo conversa com nosso subconsciente para nos impulsionar a consumir.


Um estudo realizado pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos EUA, testou a influência da música no comportamento de consumo de um grupo de pessoas que tentava poupar dinheiro.



O que se descobriu foi que em um ambiente com música clássica, essas pessoas se sentiram mais tranquilas e focadas o suficiente para fazerem alguns cálculos matemáticos e, por isso, pensaram duas vezes antes de comprar.


Por outro lado, com um som ambiente mais agitado e barulhento, as pessoas foram mais impulsivas e não fizeram uma análise racional antes de fechar negócio.


Apesar dessas informações, é importante ressaltar que escolher uma trilha sonora do ambiente de trabalho vai depender de muitos fatores, como por exemplo, você ter um público alvo bem definido, para saber o que ele gosta e o que não gosta.


Como a música pode ser usada ao seu favor


Depois que você realizar alguns testes e entender ao máximo seu cliente, você irá entender melhor como funciona.


Seja em um escritório , uma sala de espera ou no seu fone de ouvido, é possível usar a força da influência da música para melhorar a sua rotina.


Potencializar sua produtividade, acalmar os nervos, impulsionar as vendas, encher a pista de dança e até melhorar o sabor da comida é possível por meio da trilha sonora certa.


Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar, não deixe de olhar os artigos anteriores, tem muita coisa valiosa que pode te ajudar!


E não esqueça de compartilhar o link deste artigo nas suas redes sociais, ou em grupos de Whatsapp com seus amigos.


E se você ficou com alguma dúvida, fale conosco através dos canais abaixo.


licenciamento@megmusic.com.br


11 3878-5841


11 99167-0354


156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page