top of page
  • Foto do escritorPietra Ramalho

A importância da música na vida das pessoas


“Sem a música, a vida seria um erro” , disse Friedrich Nietzsche.


A música em nossas vidas, tem uma influência muito grande em diversos fatores, incluindo a melhora do desempenho físico, disposição, entusiasmo, ou até mesmo para garantir mais concentração no trabalho.


Atualmente, a maioria das pessoas costumam ouvir música todos os dias, seja para ter um momento de refúgio, ou de paz interior, ou pelo simples prazer de ouvir algum artista de sua preferência, que possivelmente faça a pessoa se identificar com as letras da canção.


No artigo de hoje, vamos falar sobre a influência que a música tem na vida das pessoas, e quais seus efeitos positivos em nosso corpo, confira abaixo:


Benefícios da música para o nosso corpo:


A música pode ser definida como algo que consegue desenvolver nossa mente. Possuindo três elementos principais: as palavras, a harmonia e o ritmo, que são fundamentais para o desenvolvimento da saúde mental e corporal dos seres humanos.


Como por exemplo, os benefícios da música vão desde o alívio de dores, a melhora de memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividades físicas. A música funciona como um "remédio" para vários problemas, pois ela ativa o prazer no cérebro, assim como o chocolate.



Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção e emoção. Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer". As músicas podem ser utilizadas para momentos de relaxamento ou momentos para extravasar as emoções.



Diferentes tipos de música despertam emoções e lembranças, provocando uma série de respostas no corpo humano, escutar música, não é só lazer, pois ela tem efeitos terapêuticos em nosso corpo. Em um artigo da revista Literartes, Dr. Mauro Muszkat, neurologista e neuropediatra formado pela Faculdade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, traz as contribuições da neurologia para o desenvolvimento na educação musical e aborda a relação entre música e desenvolvimento neurológico. Ele mostra que a música atua, inclusive, como fator de melhora em doenças como depressão ou Alzheimer.


Outros benefícios que a música traz para a mente e corpo


  • Bebês que interagem com música apresentam habilidades precoces

  • Músicas podem ajudar na recuperação de memórias perdidas

  • Aumento da habilidade de escrita e leitura



A música está sempre presente em nosso cotidiano, influenciando em nossas atitudes e reações, seja no transporte público indo trabalhar, ou em uma festa, participando na interligação de memórias de situações passadas e na construção de novas memórias. Uma arte milenar que não deve ser vista apenas como arte, mas sim como ciência. Os estudos já provaram o poder que a música exerce sobre quem ouve e quem pratica.


Gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida sobre? Deixe nos comentários, ou entre em contato conosco pelos canais abaixo!


licenciamento@megmusic.com.br

11 3878-5841

11 99167-0354


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page