top of page
  • Foto do escritorMarcio Montagnani

O que é e como funciona o licenciamento de marcas?

Atualizado: 6 de abr. de 2021






Através do licenciamento de marcas e personagens, a empresa detentora da marca (como exemplo os artistas) ganha royalties ou valores acordados em contratos pelo uso de sua imagem. Desta forma a marca licenciada agrega valor e diversos benefícios aos seus produtos com a imagem do artista.

Obs.: Para escrever este artigo fizemos uma grande pesquisa de mercado e curiosamente descobrimos que este tema gera muitas dúvidas sobre qual é a diferença entre uso de imagem e licenciamento de marcas, se você tem esta dúvida, deixo o link para o artigo.


Partes envolvidas no processo de licenciamento de marcas:

  • Licenciador: É o Contratado, ou seja, detentor da marca, aquele que cede sua imagem ou direitos para determinadas ações ao Contratante.

  • Licenciado: É a empresa Contratante que utilizará a propriedade intelectual ou direitos de imagem de um terceiro para produzir e comercializar seus produtos ou serviços.


Quais formas de pagamentos para uso de imagem?

  • Pagamentos: Uma dúvida frequente é questão dos acordos comerciais entre as partes, mas quando falamos de contratos sabemos que existem inúmeras formas de negociação como permutas, sociedade e outras, então vou citar as formas mais praticadas no mercado, Royalties (Total ou Com Garantia) e Valores Únicos.

> Royalties: Após um estudo de previsão de vendas, uma porcentagem é acordada entre as partes para que o licenciador (Contratado) receba por cada produto ou serviço vendido. O cálculo deve ser realizado entre as partes para chegarem em um valor e exige diversas informações para encontrar a porcentagem ideal. No modelo de contrato Royalties com Garantia é definido um valor mínimo mensal que a empresa contratante garante ao licenciador, mas algumas empresas preferem arcar com uma porcentagem maior de seus produtos ao licenciador em vez de garantir um valor mínimo mensal, este tipo de negociação chamamos de Royalties Total.

> Valores Únicos: No início do contrato é acordado um valor para aquele determinado serviço, normalmente os artistas exigem pagamentos à vista antes do início dos serviços, a não ser que seja intermediado por uma empresa parceira como a MEG Music onde o valor do contrato muitas vezes pode ser diluído, ou seja, parcelado pelo número de meses de contrato.


Por fim é realizado um Contrato de Licenciamento. Amigos fazem contratos! Esta é uma frase que uso muito em minha vida e recomendo a contratação de um advogado para entender os direitos e deveres das partes para elaborar um contrato.


Veja também seguintes os artigos para entender ser assertivo em suas campanhas:

- Como encontrar o melhor artista para representar minha empresa?

- 6 Passos para licenciar uma marca


Deixe aqui seus comentários e sugestões.

licenciamento@megmusic.com.br

www.megmusic.com.br

+55 11 3878-5841

280 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page