• Pietra Ramalho

Marketing Musical: 5 Dicas Importantes

O marketing é essencial em todas as áreas, mas na música sabemos que dificilmente você alcançará seus objetivos sem uma boa estratégia de marketing.


Muitas bandas e músicos, já assumiram esses papéis, sem um recurso externo, de modo independente, mas isso aconteceu no passado, hoje com o avanço da internet e as diversas mudanças na indústria da música os artistas optam por instrumentos necessários para fazerem a gestão da sua carreira.



Muitos artistas têm a capacidade de chegar ao seu público, sem a intervenção de uma figura por trás, mas hoje com tantos assuntos à tona, que precisamos nos posicionar para nos manter ativos, é necessário um suporte de imagem, merchandising e estratégia de mercado.


A indústria da música exige cuidado e atenção, se fazendo necessário um marketing musical para que você possa obter sucesso, seja uma banda, um cantor ou um DJ.



Sabendo que o mundo musical é muito competitivo e abundante, não basta apenas tem um bom som, você precisa que esse som seja reconhecido pelo público. Pensando nisso, neste artigo vamos deixar 5 dicas de marketing para músicos que desejam atrair mais fãs e seguidores, continue conosco:


5 dicas de marketing musical


1 - Faça vídeos divulgando suas músicas


Como já falamos em artigos anteriores, é extremamente importante que você dedique seu tempo, aperfeiçoando seus talentos, e aproveitando esse momento para gravar um vídeo e compartilhar com seus seguidores.


Você não precisa de um vídeo mega produzido, o principal você já tem, que é sua música. Hoje existem diversos serviços online, e aplicativos de edição de vídeo, que são práticos e podem te ajudar. Depois é só compartilhar com seus amigos, fãs e seguidores nas redes sociais, ou em plataformas como o YouTube, Vimeo, Vine, Hulu, MySpace e Videojug.



2 - Crie uma forte presença na Internet


Para que você seja lembrado, é necessário se fazer presente, então tenha uma boa frequência de postagem, se comunique com os seus seguidores, e saiba o que ele deseja ver. Você também pode criar um site ou um blog e alimentá-los com seus conteúdos, sejam eles sons, gráficos, imagens, vídeos ou dicas, vá com tudo!



3 - Reconheça a importância do marketing musical


O marketing serve para identificar e atender as necessidades dos consumidores/usuários. O marketing musical para satisfazer as necessidades humanas e sociais através da música, ou produtos relacionados.


Sabendo disso, se você é músico ou tem um projeto, entenda que para chegar até seu público, você precisa do marketing. Dedique um pouco do seu tempo para estudar conceitos de marketing básicos e tradicionais, e pegue alguns exemplos de outros artistas, isso pode te ajudar.



4 - Crie um Podcast


Podcasts tem se tornado cada vez mais populares, atingindo públicos de todas as idades e interesses, sendo um novo meio de comunicação para pessoas de diversas áreas. As pessoas não gostam apenas de ouvir música, mas sim das personalidades que estão por trás daquela voz, ou seja, o podcast é uma excelente opção, você pode falar sobre sua história, algo que gosta de fazer, dar algum conselho, entre outros assuntos que domina.



5 - Espalhe sua música


É recomendado que você crie uma página sobre seu grupo musical, ou sobre você no wikipedia, pois nunca é demais quando se trata de espalhar suas músicas pela internet. Não deixe nas mãos dos seus fãs esta tarefa, pois isso pode ou não acontecer, então compartilhe em seu website oficial, ou em plataformas populares, como: YouTube, Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music, Bandcamp, Soundcloud e iTunes.



Não deixe de olhar os artigos anteriores sobre planejamento de carreira, isso também pode te ajudar! Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado, não esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística.

E se você ficou com alguma dúvida, fale conosco através dos canais abaixo!

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