top of page
  • Foto do escritorPietra Ramalho

A história da Bossa Nova e como essa onda sonora brasileira tomou conta do mundo

Atualizado: 23 de set. de 2021



A Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que combina ritmos pop com vocais melódicos e cheios de alma. Tornou-se popular internacionalmente na década de 1960 com canções como "A Garota de Ipanema" e "Chega de Saudade" de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes.


Esse tipo de música foi criado por músicos que não se agradavam tanto da sonoridade repetitiva e rítmica do samba. A bossa nova é muitas vezes reconhecida por sua melodia alegre e pacífica, foi influenciada pelo jazz e tem conexões com a música cubana.


Se originou no Brasil durante a década de 1950, quando sua popularidade começou a crescer entre os cidadãos de classe alta do país.


Uma série de eventos deu origem à criação do gênero, que combinava elementos do samba com ritmos pop e vocais melódicos que remetiam ao jazz.


No artigo de hoje, você entenderá sobre a história desse gênero consolidado e muito amado por compositores, intérpretes e amantes da boa música em todo o mundo.


O que tornou a bossa nova tão única e influente?



A bossa nova é caracterizada por um andamento lento, normalmente em torno de 100 batidas por minuto. As letras da bossa nova costumam ser românticas, embora nem sempre.


A canção é frequentemente cantada com um tom evocativo e voz descontraída, às vezes sussurrante. Os arranjos instrumentais costumam ser mais complexos do que os do jazz ou do antecessor da bossa nova, o samba.


A bossa nova surgiu nos bairros pobres do litoral do Rio de Janeiro, que tiveram influências africanas, europeias e sul-americanas. É caracterizado por seu estilo descontraído, com vocais suaves e acompanhamento leve.


O som da bossa nova na guitarra foi influenciado pelo bebop ao estilo americano que Gilberto ouviu quando compareceu a um show no Carnegie Hall em Nova York.


Quais instrumentos são usados em Bossas Novas?



Como vimos anteriormente, a Bossa Nova é um estilo do jazz brasileiro centrado na melodia. É caracterizado por um ritmo suave, suave e lento.


Existem vários instrumentos usados, esses instrumentos incluem o violão, o piano, o violão de cordas de náilon, cavaquinho, bongôs, contrabaixo, bateria e instrumentos de percussão.


Os melhores instrumentos para tocar bossanova são uma combinação dos mencionados acima, pois todos oferecem um som distinto que define a bossa nova.


Como a Bossa Nova difere de outros gêneros musicais latinos?


A Bossa Nova costuma ser mais lenta, o que a torna mais relaxante, é frequentemente descrita como "mais suave" ou "mais legal" do que outros gêneros musicais latinos, como a Salsa. O ritmo da Bossa Nova é menos complexo do que a Salsa com sua fórmula de compasso 3/4 em vez de 2/4.


É diferente de outros tipos de música latina porque se concentra na improvisação melódica.

Surgiu quando músicos de jazz dos Estados Unidos, Europa e Brasil se conheceram no Rio de Janeiro durante os anos 1950, ela é diferente de outros gêneros musicais latinos porque se concentra na improvisação melódica ao invés da pura dançabilidade e melodias tradicionais.



Esse gênero não é apenas considerado a música nacional do Brasil, mas também é classificado como parte da família do jazz, e foi apresentado ao mundo em 1959, quando foi apresentado em um programa de TV americano.


A popularidade da bossa nova nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo


A Bossa Nova é um gênero da música brasileira considerado o auge da sofisticação nos anos 60 e 70. Nos Estados Unidos, foi introduzido por Stan Getz e Charlie Byrd em 1963.


Popularizada pelo saxofonista de jazz americano Stan Getz e pelo guitarrista Charlie Byrd nos Estados Unidos em um show de domingo em 28 de setembro de 1963 no Carnegie Hall. Um ano depois, eles gravaram um álbum chamado Jazz Samba, que alcançou o primeiro lugar nas paradas de jazz da Billboard por sete semanas.


Em 1967, "The Girl from Ipanema" de Astrud Gilberto se tornou um sucesso internacional, alcançando o quarto lugar nas paradas pop da Billboard. A Bossa Nova tem sido usada como base para muitos outros tipos de música, como Pop-Bossa


Bossa nova é um gênero da música brasileira que surgiu na década de 1950 e se tornou muito popular entre os aficionados do jazz nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.


A bossa nova surgiu como uma fusão de samba e jazz, com ênfase em instrumentos de percussão como os bongôs. Às vezes é chamado de “A Alma Gentil do Brasil” e já foi descrita como "a trilha sonora da era dos coquetéis" e "o som legal do Brasil".


Muita gente associa a bossa nova a canções de amor, notadamente "Garota de Ipanema", escrita por Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e Norman Gimbel.


As grandes influências da Bossa Nova



João Gilberto


João Gilberto é considerado um dos criadores da Bossa Nova e participou do disco Chega de Saudade, famoso como o primeiro desse ritmo. Suas maiores influências eram o cantor Orlando Silva e o violão de Dorival Caymmi!


Antônio Carlos Jobim


Conhecido como Tom Jobim, ele é um dos compositores da música Garota de Ipanema. Villa Lobos e Ary Barroso estão entre os artistas que influenciaram sua carreira, além dos eruditos Debussy e Ravel.


Vinícius de Moraes


Vinícius de Moras era chamado de poetinha e é tido como um dos grandes compositores da Bossa Nova. Seus incontáveis amores e a grande criatividade ajudaram a criar canções como Garota de Ipanema, que escreveu com Tom Jobim!


Toquinho


A tão popular canção Aquarela é do compositor Toquinho. Sucesso entre a garotada, Toquinho passou a fazer várias músicas em ritmo de Bossa Nova para crianças.


Ronaldo Bôscoli


Ronaldo Bôscoli, um dos criadores da Bossa Nova, escreveu duas canções do primeiro disco de João Gilberto. Como parceiro de Roberto Menescal, escreveu O Barquinho e Ah! Se Eu Pudesse, além de outras músicas.


Conclusão: o legado da bossa nova e sua influência nos gêneros musicais do futuro


O que torna essa bossa nova tão especial? Não apenas influenciou os gêneros musicais do futuro, mas também se tornou um fenômeno mundial.


A conclusão deste artigo é que o legado da bossa nova nunca morrerá, mas continuará a influenciar novos gêneros musicais no futuro.


Gostou de conhecer sobre a história da Bossa Nova? Em nosso blog, temos vários outros artigos que abordam a história da música, além de uma diversidade de informações interessantes, que podem te ajudar muito!


E se você ficou com alguma dúvida, fale conosco através dos canais abaixo!

licenciamento@megmusic.com.br

11 3878-5841

11 99167-0354



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page