• Pietra Ramalho

Conheça a história da MPB, a Música Popular Brasileira



MPB é um gênero musical brasileiro às vezes referido como Música Popular Brasileira. É definida por seus vários subgêneros, que incluem MPB / MPB-pop, samba-reggae, samba-rock, choro, bossa nova e pagode.


O MPB é um termo que se refere à música popular brasileira dos anos 60 e 70 do século XX. É frequentemente considerado jazz moderno ou bossa nova porque combina elementos de vários gêneros da música popular americana, além de combinar ritmos africanos com influências europeias para criar novos sons que foram misturados à música tradicional brasileira.


No artigo de hoje, você verá sobre a história da música MPB, continue no post e leia:


O Nascimento da Música Popular Brasileira e sua Influência Global


O Brasil é o único país do mundo onde diferentes tipos de baladas africanas se fundem com a música europeia. Esse novo tipo de música ficou conhecido como axé, que significa "aparecer".


A palavra axé foi introduzida pela primeira vez por João Gilberto, um dos músicos mais influentes do Brasil. A maior influência que o Brasil teve no resto do mundo foi através de sua música popular. O mundo percebeu a contribuição do Brasil para a cultura pop, que agora é um criador de tendências global.


Um estilo musical brasileiro chamado axé é um exemplo de como a música popular pode ter um grande impacto na cultura ao redor do mundo.


MPB no Brasil - História, Artistas e Músicas


MPB é o gênero mais popular do Brasil, com grande variedade de bandas e cantores. A MPB possui uma ampla gama de artistas e uma história diversificada.


Embora tenha sido originalmente considerado um estilo musical informal baseado no jazz, logo evoluiu para um dos subgêneros mais importantes da MPB que inclui a bossa, o samba-jazz, o forró ou o fado em algum momento


Os 10 principais compositores e intérpretes que influenciaram nesse movimento musical foram:


  1. Elis Regina

  2. Milton Nascimento

  3. Caetano Veloso

  4. Maria Bethânia

  5. Gal Costa

  6. Gilberto Gil

  7. Chico Buarque

  8. Vinicius de Moraes

  9. Geraldo Vandré

  10. Djavan


MPB no Brasil ― Onde eles estão agora?


O Movimento dos Artistas Negros Populares (MPB) surgiu no Brasil no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. O movimento é hoje considerado uma das influências mais importantes da música popular brasileira.


Hoje em dia, você pode ver muitos artistas da MPB se apresentando não só no Brasil, mas também em todo o mundo. Alguns desses artistas da MPB são: Marisa Monte, Jorge Ben Jor e Marcelo D2.


MPB no Brasil - Subgêneros musicais


Os gêneros musicais estão em constante evolução, com cada nova geração de artistas trazendo algo novo para a mesa.


O gênero é um conjunto de características musicais comuns que são identificadas por seu som e estilo únicos. O termo foi originalmente criado por musicólogos na década de 1960 para categorizar diferentes estilos de jazz.


No entanto, com a explosão da tecnologia digital nos últimos anos, o termo foi aplicado a gêneros musicais além do jazz. Também tem sido usado para descrever vários subgêneros dentro da música popular.

Gostou de conhecer sobre a história da MPB? Em nosso blog, temos vários outros artigos que abordam a história da música, além de uma diversidade de informações interessantes, que podem te ajudar muito!


E se você ficou com alguma dúvida, fale conosco através dos canais abaixo!


licenciamento@megmusic.com.br


11 3878-5841


11 99167-0354



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo